Lean Office Check-Up é uma ferramenta estratégica que utilizamos para identificação de oportunidades de criação de valor a partir da avaliação de 20 parâmetros-chave que comprovadamente impactam no desempenho dos negócios e na competitividade geral das organizações.

Os diagnósticos Lean Check-Up têm ajudado nossos clientes na identificação e planejamento de melhorias para aumentar os níveis de desempenho, para resolver as restrições operacionais, para racionalizar processos e para trazer projetos organizacionais críticos de volta aos trilhos.

O Lean Office Check-Up pode ser utilizado para qualquer empresa de serviços, embora seja mais adequado para entidades que processam informações em um ambiente de administrativo – agregando valor por meio de análise, design, consultoria e controle.

Serviço nesse contexto abrange as organizações de serviços (saúde, bancos, governo, varejo, restaurantes etc.) e a infraestrutura de serviços em organizações de serviços e manufatura (marketing, vendas, contabilidade, contratação, controle de produção, engenharia etc.).

* Fatores de avaliação específicos em ambientes de serviços/escritórios

Os 20 parâmetros-chave das organizações de classe mundial

O Lean Office Check-Up avalia as operações de ambientes administrativos e de serviços, aferindo o nível de maturidade da organização a partir dos seguintes parâmetros-chave:

  • Custeio e orçamento, processo e sistema
  • Gestão de eficiência e planejamento de recursos
  • Gerenciamento de informações* e sistema
  • Layout, distâncias, comunicação, ergonomia
  • Liderança e processo de implantação de políticas
  • Gestão, definição de prioridades, tomada de decisão
  • Métricas e medição de desempenho
  • Nível de qualidade, capacidade do processo, rendimento
  • Prontidão, disposição para mudar, flexibilidade
  • Renovação, inovação e melhoria


  • Funções*, responsabilidades e propriedade
  • Nível de serviço, clientes internos e externos
  • Resolução, análise de causa raiz e eliminação
  • Normas, políticas, procedimentos, instruções
  • Estrutura, organização e limpeza, 5S
  • Trabalho em equipe, cooperação e coordenação
  • Tecnologia, equipamentos, computadores, sistemas
  • Gestão do tempo, prazos, compromissos
  • Treinamento, capacitação, flexibilidade de habilidades
  • Visual, sinais de status, gestão visual