O Que é Lean, Six Sigma e Lean Sigma

Lean é uma filosofia operacional focada em encurtar o fluxo de um processo entre a solicitação e a entrega de um produto ou serviço ao cliente, eliminando todo o tipo de desperdício.
A metodologia Lean define desperdício como qualquer atividade que acrescente tempo e custo, mas não aprimora o ajuste, a forma ou a função do serviço ou produto que é entregue ao clienteIsso garante que cada atividade de um processo agregue valor ao produto ou serviço final.
Six Sigma é um termo estatístico. Sigma (σ) define a variação de um processo. Portanto, Six Sigma define quanto do processo está dentro da variação normal.
Como uma ferramenta de negócios é uma abordagem quantitativa, estruturada em cinco fases, para melhoria contínua e resolução de problemas. Essas fases são comumente chamadas de Fases D-M-A-I-C (Define, Measure, Analyze, lmprove e Control).
Lean Sigma é uma filosofia operacional que combina os esforços Lean e da eliminação de desperdícios centrados no cliente (classificados como defeitos, superprodução, transporte, espera, estoque, movimento, superprocessamento, funcionários subutilizados e desperdício de comportamento) com a metodologia D-M-A-I-C do Seis Sigma que busca a melhoria da qualidade e a precisão quantitativa dos processos.
Como resultado, essas duas metodologias oferecem kits de ferramentas complementares; elas ajudam a resolver a causa raiz de diferentes desafios de negócios. Entre os principais benefícios, citamos:

  • Maior lucro e economia financeira
  • Melhor experiência do cliente
  • Custo operacional reduzido
  • Tempo de ciclo reduzido
  • Melhores métricas de desempenho
  • Defeitos reduzidos nos processos
  • Inventário reduzido
  • Melhor qualidade
  • Maior capacidade de produção
  • Aumento do Moral dos Funcionários

Filosofias e Princípios Lean Sigma

As filosofias de uma eliminação contínua (implacável) de atividades de desperdício e sem valor agregado em tudo o que fazemos e na conservação de todos os recursos, em todos os níveis de operação, são fundamentais para uma transformação Lean Sigma bem-sucedida de qualquer tipo. Além disso, a filosofia Lean Sigma exige a simplificação de todas as tarefas e esforços para eliminar o desperdício e a variação dos processos e melhorar o fluxo. A perfeição absoluta é vista como o objetivo.
Os três principais princípios do Lean Sigma são:

  • Foco nos Clientes e Fluxos de Valor – Foco em todo o processo, desde a demanda até a satisfação do cliente. Concentra-se em como os materiais e as informações fluem através de um processo;
  • Melhoria Contínua nos Processos e Resultados – Não se concentra apenas nos resultados ou no resultado final. Em vez disso, preocupa-se nos processos que fornecem resultados consistentes e livres de desperdícios; e
  • Envolvimento dos funcionários – Os líderes da organização devem garantir que as pessoas façam melhorias e sugestões.

Conheça algumas de nossas ferramentas estratégicas:

Lean Office Check-Up

Lean Factory Check-Up

Office Kaizen